domingo, 12 de junho de 2011

COMUNICADO

«O Custóias Futebol Clube, através dos seus atletas vêem manifestar a sua indignação e revolta pela forma como decorreu este campeonato de Veteranos. Julgamos ser relevante o facto de apesar de se tratar de jogadores veteranos, consideramo-nos merecedores de respeito, antes de sermos jogadores, somos homens. Apesar de amadores, pagamos para podermos fazer algo, que gostamos, é a essência humana, gostar de competição, de ganhar, de chegar primeiro, quanto a isso julgamos ser normal, desde que seja uma ambição saudável e vista pela positiva. Podemos ser um grande exemplo para os mais novos, sim, esses jovens que assistem a muitos jogos do Custóias e que puderam presenciar várias situações de perfeita injustiça e de desigualdade. De referir que um dos objectivos deste grupo, quando se juntaram, era precisamente transmitir alguns valores que nos parecem essenciais na nossa sociedade. Esses valores assentam em três pilares fundamentais:
-Respeito pelo próximo
-Igualdade de oportunidades
-Entreajuda/ Equipa
Os atletas deste clube, consideram que não existiu respeito, nem igualdade de oportunidade, ao longo deste campeonato e na Taça Artur Baeta. De uma forma cirúrgica nos momentos certos, alguém se encarregou de destruir o sonho, parecia por vezes algo surreal, dava a sensação de que aquilo não estava a acontecer, nessa altura valeu-nos o terceiro valor que referimos atrás, sentido de equipa, união, camaradagem, foi com isso que conseguimos andar para a frente e fazer a recta final que todos nos elogiaram. É obvio que existem sempre erros, haverá sempre, uns que ficam mais felizes, e outros mais tristes, nós entendemos isso, não percebemos quando os erros são demasiados grosseiros, quando são visíveis a todos, mesmo aos adversários quando humildemente fazem uma apreciação justa. Queremos contribuir para quebrar alguns paradigmas que julgamos existir no futebol Veterano, julgamos ser importante repensar os estatutos da associação, a competência tem que começar por ai, para evitar que aconteça um vazio, como aquele que aconteceu, e que nos afastou da Taça Artur Baeta, justificando divergências com a inscrição de um jogador, em que a decisão foi pouco cuidada, partindo pelo elo mais “fraco”.
Apesar de termos sido um dos clubes mais prejudicados ao longo deste campeonato, julgávamos nós, que já tinha acontecido tudo, engano, o pior ainda estava para vir, claro que chegamos a “sonhar”, que algo pudesse correr de mal no último jogo, mas recusamos sempre pensar, que tal pudesse acontecer. A verdade é que aconteceu e não foi um sonho, foi mesmo real. A revolta foi geral, ninguém se continha com expressões do tipo “ fomos roubados, isto já estava tudo cozinhado”. Foi gritante a forma como fomos tratados, verdadeiramente desastroso.
O que se passou no estádio do Lavrense foi no mínimo repugnante, nunca visto em nenhum estádio do mundo, tinha que ser no nosso jogo!!!!
Nunca pedimos favores nem jeitos a ninguém, deixem-nos em paz, deixem-nos trabalhar em pé de igualdade com todos os outros, apenas pedimos isenção e honestidade em todos os  jogos.
 Os mais prejudicados são os mesmos de sempre, os adeptos, os jovens, o futebol.
Uma palavra para a massa associativa, que durante todo o campeonato esteve sempre com a equipa, no melhor e no pior. Esteve presente, apoiou, acreditou, para eles o nosso muito, muito obrigado, pelo vosso carinho. Tudo faremos para continuar a merecer o vosso apoio que é fundamentar na estrutura do nosso clube.
Perante tão evidente sinal de compadrio e defesa de interesses pouco claros, os atletas do Custóias Futebol Clube Veteranos, tudo farão para inverter estas situações, e desta forma contribuir para transparência do futebol veterano.
Certos que estamos no bom caminho, e fazendo jus á nossa responsabilidade, pensamos que enquanto existirem os vícios que todos conhecemos, atitudes de desigualdade e falta de transparência, julgamos que não estão reunidas as condições necessárias para disputar um campeonato de futebol. Iremos, logicamente ponderar a nossa continuidade no campeonato de futebol veterano. Seja qual for a situação para o próximo ano, uma coisa garantimos, vamo-nos focar humildemente, naquilo que é essencial:
Amizade, respeito, camaradagem, honestidade, igualdade, tudo isto para levar mais alto o futebol veterano.
Sozinhos nada mudamos, juntos podemos mover montanhas.

Viva o futebol
Viva o Custóias Futebol Clube
Os atletas

Nenhum comentário: